Para que toda empresa seja bem sucedida, o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves acredita ser preciso aplicar gestões que sejam promissoras e que garantam o bom funcionamento de determinada empresa no mercado financeiro. Apesar de parecer simples, essa pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, já que são muitos os detalhes a serem pensados pelos gestores.
Entre os principais fatores a serem pensados quando o assunto é o bom desenvolvimento de uma empresa, está a gestão de riscos. Essa é uma das melhores maneiras de uma organização se estabelecer no mercado sempre se prevenindo dos riscos que podem afetar a sua atividade.
Se você é um empresário e busca saber mais sobre como aplicar a gestão de riscos em sua empresa, continue lendo este artigo!
O que é a gestão de riscos?
Se você ainda não conhece esse termo, a gestão de riscos nada mais é que uma série de estratégias e atividades que envolvem toda a organização para que as ações tomadas pela empresa levem em consideração os seus riscos. De acordo com o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, a gestão de riscos é fundamental para que as empresas estejam mais seguras dentro de um mercado financeiro tão instável.
Essas estratégias da gestão de riscos devem ser coordenadas de maneira a antecipar e minimizar os possíveis riscos causados por mudanças na dinâmica da empresa, novos investimentos e outras ações que podem acabar sendo prejudiciais para a organização. Assim, Gabriel Cepeda Gonçalves acredita ser importante que os empresários estejam atentos para esse modelo de gestão.
Importância
Imagine um cenário em que uma equipe precise tomar uma decisão importante e que pode definir o rumo de uma empresa no mercado, o grande problema é que ninguém dessa equipe tem dimensão das consequências de cada decisão. A gestão de riscos é muito importante nesses cenários, para que empresários e gestores tenham dimensão de qual decisão tomar para o sucesso dos negócios.
Como aplicar a gestão de riscos na empresa
Para que seja possível aplicar uma boa gestão de riscos, é preciso conhecer melhor sobre quais são as ameaças do mercado financeiro para o setor de sua empresa. Segundo o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, esse estudo dos riscos deve se aliar a uma melhoria dos processos dentro da empresa e maior dinamicidade frente às ameaças, para que as melhores escolhas possam ser decididas quando se fizer necessário.
De onde os riscos podem vir
Por fim, outro ponto que Gabriel Cepeda Gonçalves acredita ser muito importante na hora de realizar a gestão de riscos é considerar de onde essas ameaças podem vir. Ou seja, é preciso identificar se os riscos competem ao financeiro, às leis e aos processos judiciais ou, até mesmo, dos processos operacionais. Assim, fica muito mais fácil lidar com aquilo que atrapalha o desempenho de seu negócio no mercado.