IA no cinema: conheça as 9 startups estão levando a inteligência artificial para as produções de Hollywood

Por Amelia sperb

As startups focadas em IA para o entretenimento levantaram milhões em capital nos últimos dois anos à medida que os investidores veem o potencial da tecnologia para mudar radicalmente a forma como os programas de TV e os filmes são produzidos.

De ferramentas que envelhecem atores até aquelas que produzem efeitos especiais, as aplicações da IA em Hollywood incluem ainda dublagem, recriação de vozes e restauração de filmes antigos e séries. Com a aceleração da produção de conteúdo para o streaming, essas startups trazem a premissa de que podem auxiliar artistas sobrecarregados pela explosão de trabalho associada a esse crescimento.

O investimento em startups de IA para entretenimento está “explodindo agora”, diz Michael Blank, chefe de investimentos da CAA, em entrevista ao Business Insider. “Acho que Hollywood vai liderar [esse processo] porque as empresas que chegarem ao topo serão aquelas que podem trabalhar com a mais alta qualidade”, acrescentou Blank.

A entrada da IA no cinema, no entanto, tem gerado reação dos trabalhadores da indústria de entretenimento, com a preocupação de que a tecnologia elimine empregos. No início deste mês, roteiristas de cinema e televisão de Hollywood anunciaram uma greve por condições de trabalho melhores e para reivindicar proteções contra o avanço da inteligência artificial.

Conheça 10 startups de IA que já estão trabalhando na produção de séries e filmes:

  1. Deep Voodoo
    A startup de IA criada por Trey Parker e Matt Stone desenvolve ferramentas de deepfake. Em dezembro do ano passado, eles garantiram seu primeiro investimento externo, uma rodada de US$ 20 milhões liderada pela Connect Ventures. O Deep Voodoo exibiu sua ferramenta de troca de rosto com um aclamado vídeo de Kendrick Lamar que substitui seu rosto pelo de O.J. Simpson, Kobe Bryant e outros. A empresa planeja usar seu novo investimento para desenvolver mais tecnologias deepfakes, serviços de efeitos visuais e projetos de mídia sintética.
  1. Deepdub
    A Deepdub se tornou a primeira empresa a dublar um longa-metragem inteiro para o espanhol da América Latina usando IA e, em 2021, firmou uma parceria com a Topic.com para dublar seus programas de TV estrangeiros para o inglês. O negócio captou US$ 20 milhões no ano passado em uma rodada da Série A liderada pela Insight Partners. Entre seus investidores estão o ex-executivo da HBO Max, Kevin Reilly, e o ex-executivo da Fox e da Endemol Shine, Emiliano Calemzuk, que atuam no conselho consultivo da empresa.
  1. DGene
    A DGene fornece ferramentas de restauração que usam IA para reviver filmes e programas de TV antigos para que possam ser vistos em plataformas de streaming. A empresa com sede em Xangai levantou US$ 20 milhões em uma Série A liderada pelo Alibaba. O financiamento ajudou a startup a se expandir para os Estados Unidos, em 2021. O negócio também trabalha no uso de inteligência artificial para criar hologramas para AR, VR, exibições holográficas e mais.
  1. MARZ
    Fundada em 2018, a MARZ (Monsters Aliens Robots Zombies), com sede em Toronto, está por trás do “WandaVision”, da Marvel, e da adaptação da Netflix de “Shadow and Bone”. O negócio já arrecadou cerca de US$ 5 milhões em uma Série A, em 2021, liderada pela Round13 Capital com participação da Rhino Ventures e da Harlo Equity Partners. Um dos trabalhadores da empresa está voltado para uma ferramenta para corrigir dublagem mal sincronizada.
  1. Metaphysic
    A startup de IA com sede em Londres, conhecida pelos deepfakes de Tom Cruise que se tornaram virais no TikTok, arrecadou US$ 7,5 milhões em janeiro de 2022 da Seção 32, juntamente com 8VC, TO Ventures, Winklevoss Capital e Logan Paul. A startup também chamou a atenção ao criar deepfakes de Elvis para o “America’s Got Talent” em 2022. O objetivo é desenvolver ferramentas e serviços generativos de IA que tornem mais baratos os processos de rejuvenescimento e envelhecimento. “Mesmo para um filme normal, o orçamento de efeitos é uma parte muito significativa dos custos porque requer um toque humano. Nossa tecnologia é mais sofisticada e também mais barata do que a tradicional”, diz o CEO Thomas Graham.
  1. Neosapience
    Fundada por ex-engenheiros da Qualcomm, a startup coreana é provedora de serviços de voz e vídeo de IA. Com a ferramenta Typecast, é possível transformar textos escritos em vozes com som humano para atores virtuais. A empresa também criou um avatar realista em vídeo. A Neosapience vê uma oportunidade de ajudar as empresas de entretenimento a fazer coisas como adicionar locuções a documentários e dublar atores com IA.
  1. Papercup
    A Papercup é uma startup sediada no Reino Unido que está tentando lidar com o alto custo de tradução de programas de TV e filmes com uma plataforma de dublagem com inteligência artificial.Fundada em 2017 pelo investidor em tecnologia Jesse Shemen e pelo engenheiro de aprendizado de máquina Jiameng Gao. A empresa já arrecadou cerca de US$ 30 milhões e traduziu vídeos para empresas como Sky News, Bloomberg e Insider.
  1. Respeecher
    Fundada em 2018, a Respeecher é uma startup ucraniana que usa gravações de arquivo e IA para clonar vozes de atores antigos para filmes e videogames. A empresa já trabalhou com a Lucasfilm para trazer de volta a voz de Luke Skywalker para o streamer “The Book of Boba Fett”. A Respeecher também refez a voz de Richard Nixon para o curta-metragem “Event of Moon Disaster”, pelo qual ganhou um Emmy.
  1. Runway
    A Runway possui um conjunto de software de edição de vídeo usado por criadores de entretenimento, publicidade e mídia. Suas ferramentas permitem que os usuários façam uma ampla gama de coisas, como substituir ou inserir objetos na tela, inserindo texto ou alterando cores. A empresa levantou cerca de US$ 100 milhões em uma rodada da Série D com uma avaliação de US$ 1,5 bilhão. A fundadora e CEO Cris Valenzuela diz que seu objetivo era tornar a criação de conteúdo acessível a todos.
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