Roteiristas de TV e cinema dos EUA lutam para salvar seus empregos da IA

Por Amelia sperb

Sindicato pede que a tecnologia seja regulamentada para que “não possa escrever ou reescrever material literário, não possa ser usado como fonte de material” e que o trabalho dos escritores “não possa ser usado para treinar IA”

Por qualquer padrão, John August é um roteirista de sucesso. Ele escreveu filmes como “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, “As Panteras” e “Go-Festa Inesquecível”. Mas até ele está preocupado com o impacto que a inteligência artificial pode ter em seu trabalho.

Novas ferramentas de IA, treinadas com vastos dados online, agora podem gerar ensaios, letras de músicas e outros trabalhos escritos em resposta às solicitações do usuário.

Embora existam limites claros para o quão bem as ferramentas de IA possam produzir histórias criativas atraentes, essas ferramentas estão ficando cada vez mais avançadas, colocando escritores como August em guarda.

“Os roteiristas estão preocupados com o fato de nossos roteiros serem o material de alimentação que está entrando nesses sistemas para gerar outros roteiros, tratamentos e escrever ideias de histórias”, disse August, membro do comitê do Writers Guild of America (WGA), à CNN. “O trabalho que fazemos não pode ser substituído por esses sistemas.”

O roteirista é um dos mais de 11 mil membros do WGA que entraram em greve na manhã de terça-feira (2), interrompendo imediatamente a produção de alguns programas de televisão e possivelmente atrasando o início de novas temporadas de outros ainda este ano.

A WGA está exigindo uma série de mudanças da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), desde um aumento no pagamento até o recebimento de diretrizes claras sobre como trabalhar com serviços de streaming. Mas, como parte de suas demandas, a organização também está lutando para proteger seus meios de subsistência da IA.

Em uma proposta publicada no site da organização esta semana, o sindicato disse que a IA deveria ser regulamentada para que “não possa escrever ou reescrever material literário, não possa ser usado como fonte de material” e que o trabalho dos escritores “não possa ser usado para treinar IA.”

August destacou que a demanda de inteligência artificial “foi uma das últimas coisas” adicionadas à lista do WGA, mas que é “claramente uma questão com a qual os escritores estão preocupados” e precisa resolver agora, e não quando seu contato for retomado em três anos. A essa altura, “pode ser tarde demais”.

A WGA disse que a proposta foi rejeitada pela AMPTP, que rebateu oferecendo reuniões anuais para discutir os avanços da tecnologia. (A AMPTP não respondeu a um pedido de comentário.) Para o roteirista, a resposta da AMPTP mostra que eles querem manter suas opções em aberto.

A tentativa dos escritores de barganhar sobre a IA é talvez a batalha trabalhista mais importante até agora para abordar as preocupações sobre a tecnologia que chamou a atenção do mundo nos seis meses desde o lançamento público do ChatGPT.

Os economistas do Goldman Sachs estimam que até 300 milhões de empregos completos no mundo poderiam ser automatizados de alguma forma pela mais nova onda de IA.

Espera-se que os trabalhadores de colarinho branco, incluindo aqueles em funções administrativas e jurídicas, sejam os mais afetados. E o impacto pode ocorrer mais cedo do que alguns pensam: o CEO da IBM sugeriu recentemente que a IA poderia eliminar a necessidade de milhares de empregos apenas em sua empresa nos próximos cinco anos.

David Gunkel, professor do departamento de comunicações da Northern Illinois University que rastreia a IA na mídia e no entretenimento, disse que os roteiristas querem diretrizes claras sobre a IA porque “eles podem ver o que está escrito na parede”.

“A IA já está substituindo o trabalho humano em muitas outras áreas de criação de conteúdo – redação, jornalismo, redação de SEO e assim por diante”, explica. “O WGA está simplesmente tentando sair na frente e proteger seus membros contra… ‘desemprego tecnológico’.”

Embora os roteiristas de cinema e TV em Hollywood possam estar atualmente liderando a carga, os profissionais de outras indústrias provavelmente estarão prestando atenção.

“Certamente há outras indústrias que precisam prestar muita atenção a esse espaço”, disse Rowan Curran, analista da Forrester Research que se concentra em IA.

Ele observou que artistas digitais, músicos, engenheiros, profissionais do setor imobiliário e funcionários do atendimento ao cliente sentirão o impacto da IA ​​generativa.

“Assista a esta greve #WGA com cuidado”, escreveu Justine Bateman, escritora, diretora e ex-atriz, em um tweet logo após o início da greve. “Entenda que a nossa luta é a mesma que vem a seguir no seu setor profissional: é a desvalorização do esforço humano, da habilidade e do talento em favor da automação e do lucro.”

IA no cinema e na TV

A IA tem um lugar em Hollywood há anos. No filme “Vingadores-Guerra Infinita” de 2018, o rosto de Thanos – personagem interpretado pelo ator Josh Brolin – foi criado em parte com a tecnologia.

Multidão e cenas de batalha em filmes como “O Senhor dos Anéis” e “Meg-Tubarão Gigante” utilizaram IA, e o mais recente Indiana Jones a usou para fazer o personagem de Harrison Ford parecer mais jovem.

Também tem sido utilizada para correção de cores, encontrando imagens mais rapidamente durante a pós-produção e fazendo melhorias, como remover arranhões e poeira das imagens.

Mas a IA na escrita de roteiros está em sua infância. Em março, um episódio de “South Park” chamado “Deep Learning” foi co-escrito pelo ChatGPT e a ferramenta foi altamente focada na trama (os personagens usam o ChatGPT para conversar com meninas e fazer trabalhos escolares).

August disse que os escritores estão dispostos a jogar bola com ferramentas, desde que sejam usadas como plataformas de lançamento ou para pesquisa e os escritores ainda sejam creditados e utilizados durante o processo de produção.

“Os roteiristas não são luditas [em alusão ao movimento que destruiu máquinas no início da Revolução Industrial], e fomos rápidos em usar novas tecnologias para nos ajudar a contar nossas histórias”, aponta o roteirista.

“Passamos de máquinas de escrever para processadores de texto com alegria e isso aumentou a produtividade. Mas não precisamos de uma máquina de escrever mágica que digite roteiros sozinha.”

Como grandes modelos de linguagem são treinados em textos que os humanos já escreveram e encontram padrões em palavras e frases para criar respostas a solicitações, também existem preocupações com a propriedade intelectual.

“É totalmente possível para um [chatbot] gerar um roteiro no estilo de um determinado tipo de cineasta ou roteirista sem o consentimento prévio do artista original, ou do estúdio de Hollywood que detém o IP desse material”, explica Gunkel.

Por exemplo, pode-se solicitar ao ChatGPT que gere um drama de apocalipse zumbi no estilo de David Mamet. “Quem deve ser creditado por isso?” disse August. “O que acontece se permitirmos que um produtor ou executivo de estúdio crie um tratamento, proposta ou algo que se pareça com um roteiro que nenhum escritor tocou?”.

Por enquanto, o cenário jurídico permanece muito instável sobre o assunto, com regulamentações atrasadas em relação ao ritmo acelerado do desenvolvimento da IA.

No início de abril, o governo Biden disse que estava buscando comentários públicos sobre como responsabilizar sistemas de inteligência artificial como o ChatGPT.

“Não podemos proteger os estúdios de suas próprias más escolhas”, afirma August. “Só podemos proteger os escritores de abusos.”

IA pode derrubar greve?

A greve e as demandas em torno da IA ​​especificamente vêm em um momento em que os roteiristas e os estúdios estão sentindo dificuldades financeiras.

Muitas das empresas representadas pela AMPTP viram quedas no preço de suas ações, levando a profundos cortes de custos, incluindo demissões.

A necessidade de gerenciar custos, combinada com o tratamento das consequências da greve, pode apenas fazer com que as empresas sintam mais pressão para recorrer à IA para escrever roteiros.

“No curto prazo, essa pode ser uma maneira eficaz de contornar a greve do WGA, principalmente porque [grandes modelos de linguagem], que são considerados propriedade e não pessoal, podem ser empregados para essa tarefa”, disse Gunkel. Esse “experimento” também pode mostrar aos estúdios de produção se é possível “conviver com menos humanos envolvidos”.

Mas Joshua Glick, professor visitante de cinema e artes eletrônicas na Bard University, acredita que tal movimento seria imprudente.

“Seria um movimento bastante agressivo e antagônico para os estúdios avançar com roteiros gerados por IA em termos de fazer com que os escritores chegassem à mesa de negociações, porque a IA é um ponto de discórdia crucial nas negociações”, disse Glick, que também foi co-criador de Deepfake: Unstable Evidence on Screen, uma exposição no Museu da Imagem em Movimento em Nova York.

“Ao mesmo tempo, acho que o resultado desses roteiros seria bem medíocre, na melhor das hipóteses”, completa.

Seja qual for a reação dos estúdios, é improvável que o problema desapareça em Hollywood. Os contratos dos atores de cinema e TV terminam em junho, e muitos estão preocupados com a forma como seus rostos, corpos e vozes serão afetados pela IA, aponta August.

“Como escritores, não queremos que as ferramentas nos substituam, mas os atores têm as mesmas preocupações com a IA, assim como diretores, editores e todos os outros que fazem trabalho criativo nesta indústria”, acrescentou.

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