Ultrassonografia obstétrica 4D: saiba como funciona e quando é necessária

Por Amelia sperb
Orcione Ferreira Guimarães Júnior

Você já ouviu falar sobre a ultrassonografia obstétrica 4D? Sabe em quais casos ela é indicada? Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, esse é um dos ultrassons que podem ser exigidos ao longo da gestação. Isso porque, ele permite visualizar detalhadamente o bebê, assim como os seus movimentos dentro da barriga da gestante. Quer saber mais sobre esse procedimento? Então, confira este artigo! 

Durante a gestação diversos hábitos devem estar presentes na rotina de uma mulher, não é mesmo? Além de se alimentar corretamente — com alimentos nutritivos — e se exercitar, é importante também, ter o acompanhamento médico — o famoso pré-natal — ao longo desse período. Outrossim, alguns exames podem ser necessários para avaliar a saúde do bebê, como é o caso da ultrassonografia obstétrica 4D.

Afinal, o que é a ultrassonografia obstétrica 4D? 

Caso você esteja se perguntando sobre o que é o ultrassom 4D, saiba que esse é um tipo de exame que traz imagens nítidas do feto. Sua principal diferença com relação a outras ultrassonografias, é a possibilidade de visualizar os movimentos do bebê dentro da barriga da mamãe. O expert em endometriose Orcione Guimarães Júnior entende que isso é importante tanto para os médicos quanto para os pais. 

Como funciona? 

Nesse contexto, saiba que o ultrassom 4D pode ser feito entre as 26ª e 29ª semanas da gravidez. Ele é efetuado assim como as ultrassonografias tradicionais, com aparelhos específicos. Ao realizá-lo, é possível observar as feições do bebê com maior definição, além de acompanhar seus movimentos. As imagens são tridimensionais, o que traz mais detalhes para os médicos responsáveis. 

Mas quando a ultrassonografia obstétrica 4D é necessária?

Agora que você entendeu sobre o que é a ultrassonografia 4D, resta a seguinte questão: quando é necessário realizá-la? Nesse sentido, saiba que esse exame não é obrigatório, sendo solicitado quando há suspeitas de doenças e deformidades no bebê. Orcione Ferreira Guimarães Júnior comenta que isso será avaliado pelo médico. Todavia, para os pais que querem conhecer o feto e os seus detalhes, essa é uma ótima oportunidade para se ter um contato maior.  

Quais os benefícios de realizar o ultrassom 4D?

Desse modo, apesar de não ser obrigatório, realizar o ultrassom 4D pode trazer benefícios. O principal deles, é o de poder observar o bebê com maiores detalhes, assim como, visualizar as suas características e movimentos. Essa pode ser uma experiência emocionante para os pais. Além disso, esse procedimento permite identificar certas patologias como problemas na coluna, malformações dos membros, lábio leporino entre outras. 
Sendo assim, diferente dos ultrassons tradicionais, a opção 4D traz uma visibilidade maior — possibilidade que pode ser de grande ajuda para diagnosticar doenças. Portanto, para saber mais informações sobre esse assunto e outros relacionados à saúde da mulher, visite o site: www.clinicadrorcione.com e Instagram: @drorcionejunior do Mestre em Ciências da Saúde, Orcione Guimarães Júnior, além de contatá-lo através do Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1.

Compartilhe esse Artigo