Entenda as DSTs – quais são os sintomas?

Por Amelia sperb

De acordo com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, as DSTs são as doenças transmitidas a partir do contato íntimo (sexual). No entanto, podem, também, ser transmitidas pelo contato com secreções e sangue infectados, assim como durante o parto, da mãe para a criança (o caso da Sífilis, por exemplo).

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que, entre as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, estão: a clamídia, herpes, HIV, HPV, Sífilis e a Gonorreia.

Cada doença apresenta seus sintomas característicos, sendo assim, o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta ser de extrema importância se manter atento. No geral, elas surgem trazendo dores – principalmente na região genital -, feridas por todo o corpo e, mais especificamente na boca, anus e genitais, verrugas, coceira, odor atípico, secreção, coceira e, em alguns casos, vermelhidão.

Apenas um profissional poderá indicar a melhor forma de tratamento, variando muito de acordo com a infecção, porém, algumas podem necessitar de cuidados para toda a vida.

Existe um enorme risco de complicações quando a doença não é identificada ou ignorada. Sendo assim, além de prevenir-se realizando os exames de rotina e mantendo uma boa frequência no consultório médico, lembre-se de usar preservativo para evitar a disseminação das DSTs e a concepção indesejada.

O especialista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para auxiliá-lo e elucidar quaisquer possíveis dúvidas. Agende sua consulta pelo site: http://marcofortes.med.br/.

Não deixe sua saúde em segundo plano. Conte com profissionais experientes e qualificados para garantir uma melhor qualidade de vida.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário