Ministério do Esporte é convidado para integrar o Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA)

Por Amelia sperb

A convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério do Esporte (MESP) passará a integrar o Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA) que será reinstalado em breve. As tratativas aconteceram na tarde desta quinta-feira (10) entre os secretários de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, e o de Paradesporto, Fábio Araújo.

As secretarias têm pautas em comum na área de Tecnologia Assistiva e juntos pretendem mudar a realidade do dia a dia das pessoas com deficiência que precisam de equipamentos para suprir as necessidades.

O MCTI por meio da diretoria de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva realiza um importante trabalho na área envolvendo mais de 200 núcleos de pesquisas em todo Brasil para o desenvolvimento de pesquisas no setor.

“Trabalharmos em parceria com o Ministério do Esporte é um diferencial em prol das políticas públicas voltadas, especificamente, para os atletas que competem em paraolimpíada e modalidades do paratletismo”, disse o secretário.

Inácio lembrou ainda a parceria do MCTI com o CINTESP.Br/UFU e o Comitê Brasileiro Paraolímpico, que resultou na criação de produtos como: a Bike Running Petra; Cadeira Otimizada para a disputa na modalidade de tênis de quadra; equipamento de prescrição, treinamento e competição para arremessos paralímpicos mais chapa fixação magnética, entre outros equipamentos.

Para o secretário de Paradesporto, Fábio Araújo, o convite para integrar o comitê é positivo por terem interesse mútuo na pauta que vai beneficiar as pessoas com deficiência e proporcionará inclusão social. “O desenvolvimento de tecnologia e inovação em equipamentos esportivos vai baratear os custos para a fabricação e aquisição de produtos nacionais”, disse ele.

Hoje, além de alto custo, os equipamentos importados pelo Brasil têm alta taxação de imposto o que dificulta a aquisição, principalmente, nas modalidades de Rugby e Basquete de cadeiras de rodas, além do Golball.

Compartilhe esse Artigo