Como a tecnologia pode contribuir com a Economia

Por Amelia sperb

Os avanços da tecnologia são essenciais para que as pessoas encontrem soluções mais eficientes para o dia a dia. As empresas também acabam aproveitando muito todos estes avanços tecnológicos para melhorar suas operações.

A tecnologia também influencia diretamente na economia, seja modificando o modo de consumo, criando novas soluções a serem consumidas ou melhorando a qualidade de vida das pessoas e colaboradores de empresas.

Existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia contribui para a economia e nós vamos falar um pouco delas por aqui. Você vai conhecer abaixo algumas soluções e conceitos que já são presentes na rotina da sociedade, ajudam a economia e consequentemente melhora o estilo de vida da população.

Economia compartilhada
A economia compartilhada é um conceito que busca otimizar a utilização de recursos para que mais pessoas tenham acesso a produtos e serviços sem que tenham que necessariamente adquiri-los ou pagar um alto valor por eles.

Muitas pessoas possuem recursos sobrando e parados, como roupas sem usar, imóveis vazios, carros parados e até mesmo o próprio tempo livre e não sabem que é possível aproveitá-los para compartilhar com outras pessoas, ganhando dinheiro com isso e facilitando o acesso àqueles que não teriam as mesmas condições.

Veja alguns exemplos de economia compartilhada muito comuns no dia a dia das pessoas e que tem revolucionado o modelo de consumo, deixando-o mais consciente, sustentável e economicamente saudável.

  • Sites de compras, venda e troca de itens usados como roupas, calçados, eletrônicos, eletrodomésticos, acessórios e outros objetos que estão sem função, mas podem ter muito valor para outras pessoas. Funciona como uma redistribuição de recursos.
  • Serviços de streaming que permitem o compartilhamento de músicas, filmes, séries, livros e muito mais, sem que para isso seja necessário comprar. Funciona por meio de assinatura que dão acesso a uma infinidade de opções.
  • Aplicativos de aluguel de carros e imóveis, seja por mês, temporada ou diária. Funciona como uma realocação do recurso parado para que mais pessoas tenham acesso sem que precisem dispor de um grande valor em dinheiro.
  • Serviços de aluguel de meios de transporte urbanos como patinete e bicicleta. Funcionam por hora ou km rodado e podem ser utilizados em grandes centros urbanos por meio do desbloqueio pelo aplicativo.
  • Serviços de mão de obra e tempo. Funcionam por meio de apps que conectam pessoas por suas necessidades, como um serviço freelancer ou até mesmo babá de pet, como o Dog Hero.

Muitas pessoas também chamam todo esse conceito de economia colaborativa e agregam o estilo de vida colaborativo para melhorar.

Fato é que, seja qual for o nome, sem a tecnologia para criar uma conexão rápida entre partes interessadas e um sistema de colaboração e compartilhamento, nada disso seria possível com tamanha eficiência.

Meios de pagamento
As variadas formas de pagamento também influenciam no modo como a economia gira. Isso acontece porque o consumidor tem direito a variadas formas de pagar, trazendo mais liberdade, organização e até mesmo poder de compra.

Com isso, as pessoas hoje em dia utilizam os mais variados meios de pagamento, como cartão de crédito ou débito, dinheiro, transferência instantânea, cheque e muitos outros. Dá para se dizer que, com a chegada de novas formas de pagamento, meios como o cheque e dinheiro acabam ficando obsoletos.

Atualmente existem uma infinidade de aplicativos que funcionam como carteiras virtuais. Alguns deles ainda permitem que, ao adicionar dinheiro, o usuário deixe o dinheiro guardado em sua carteira rendendo mais do que a poupança.

Tudo isso muda a relação do consumidor com o dinheiro, que agora está mais consciente das soluções que podem ser benéficas para o seu dia a dia. Além de segurança e praticidade, as carteiras virtuais, cartões virtuais e contactless ainda são acessíveis, já que o custo de operação é baixo e reflete no desconto ao consumidor.

A tecnologia vem desenvolvendo uma quantidade enorme de soluções para contribuir com a economia e a revolução nos meios de pagamento é muito benéfico ao usuário e às empresas.

Democratização dos serviços
Antes da tecnologia dar seus avanços, quem tinha acesso a determinados serviços eram apenas os ricos. Hoje, com a criação de tantas soluções diferentes, é possível democratizar o acesso a serviços diferentes, tanto pela economia compartilhada, como em serviços de elite, como investimentos, por exemplo.

Tudo isso só é possível porque a tecnologia encontrou maneiras de criar escala em negócios, diminuindo os custos de operação e refletindo em bons serviços, muitas vezes até gratuitos, para usuários de todas as classes. Vamos ver alguns deles?

Investimentos
Houve uma época em que para se investir em ações era preciso encontrar uma corretora, ligar e pedir para o corretor comprar as ações em seu nome. Esses corretores também ofereciam outros tipos de investimentos, de acordo com o perfil do cliente e tudo isso tinha taxas de corretagem, além de outras cobranças.

A tecnologia tornou possível que o usuário entre online, baixe um aplicativo, faça seu cadastro e em menos de 15 minutos já possua uma conta para transferir seus fundos e fazer investimentos. Com isso, é possível que o próprio usuário escolha seus produtos e ações e compre até mesmo sem taxa de corretagem nenhuma.

Todo esse sistema só é possível porque as corretoras investiram em um modelo “do it yourself” (ou “faça você mesmo”) que eliminou a necessidade de alguns profissionais de suporte. Com isso, elas podem investir em educar e informar o cliente, que ao ter conhecimento, é capaz de tomar suas decisões e operar nas plataformas.

Bancos digitais
Os bancos digitais facilitaram o acesso ao crédito e serviços de qualidade sem cobrança de taxas. Isso chega a preocupar o futuro dos grandes e tradicionais bancos, já que os serviços oferecidos por meio desse avanço na tecnologia são realmente diferenciados.

Atualmente é possível abrir uma conta em um banco digital para pessoa jurídica ou física em poucos minutos, depositar por meio de boletos ou transferências, deixar o dinheiro rendendo mais do que a poupança, ter cartão de crédito e muito mais, sem pagar nada por isso.

Os bancos virtuais refletem essa era digital em benefícios aos clientes. Sem a necessidade de agência física, tudo pode ser resolvido pelo aplicativo e muitas vezes o atendimento prévio é até mesmo realizado por um robô, que já soluciona dúvidas sem que o usuário precise falar com um atendente.

Tudo é muito rápido e prático e só é possível graças ao avanço da tecnologia móvel, que permite que o usuário tenha o seu banco na palma da mão.

Educação
Outro grande avanço da tecnologia foi a possibilidade da educação à distância. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet tem a possibilidade de conhecer sobre milhões de assuntos diferentes sem precisar gastar nenhum centavo.

Os conteúdos estão disponíveis em plataformas gratuitas e também em plataformas de ensino digital. Muitas universidades estão apostando no EAD para que mais pessoas tenham a possibilidade de se graduar, já que os custos online são bem mais baixos.

ssa revolução no conhecimento também mudou a forma de aprendizado. Quem quer saber sobre algo não precisa necessariamente fazer uma faculdade ou curso online, já que é possível acompanhar o ensino por meio de profissionais em suas redes sociais.

As conexões instantâneas facilitam o acesso ao conhecimento e o usuário pode controlar o nível de profundidade que deseja saber sobre algo. Aqui, as únicas preocupações são com relação a informações falsas e pouco conhecimento disfarçado de profissionalismo.

Globalização e a conexão instantânea
Globalização não é um termo muito novo no mercado, mas muito pertinente para falar sobre tecnologia atrelada a economia. Isso porque cada vez mais a tecnologia permite que o mundo todo esteja conectado e negócios sejam feitos entre países diferentes.

Atualmente, quase tudo pode ser feito à distância. Reuniões por vídeo, palestras, conferências, acordos, negociações e muito mais. Isso faz com que a presença física seja um mero detalhe, mas muito importante para uma conexão humana entre as partes.

O fato é que, com os avanços da tecnologia, em pouco tempo será possível até mesmo fazer tratamentos com médicos de outros países, por meio dos avanços da telemedicina. Tudo isso só é possível por meio da criação de novas soluções no meio, trazendo resultados mais eficientes e acessibilidade para regiões mais remotas.

Inteligência artificial

O setor de inteligência artificial já foi capaz de desenvolver muitas tecnologias que são pertinentes dentro do mercado. Graças a ele é possível ver cada vez mais ferramentas que fazem um trabalho igual ou até melhor do que o ser humano.

Com a Inteligência Artificial, o mercado consegue ferramentas capazes de trazer os seguintes benefícios:

  • Redução de perdas
  • Eficiência 24/7
  • Redução de custos operacionais
  • Segurança
  • Inovação sugerida
  • Agilidade nos processos
  • Redução de riscos de erro humano

Também atrelada à inteligência artificial, o machine learning é um setor que vem crescendo bastante. Ele permite que algoritmos sejam criados para que as máquinas sejam capazes de aprender com o ser humano e desenvolver suas atividades.

O machine learning procura os padrões nas atividades humanas de modo a entender o processo e repetir. Ele também consegue avaliar e encontrar novas soluções para que as mesmas tarefas possam ser feitas com mais eficiência.

Um bom exemplo de machine learning são os robôs de atendimento. Muitas empresas já apostam na análise de dados dos robôs para que eles possam ser mais assertivos e conseguir atender mais clientes sem a necessidade de um atendente.

O atendimento ao cliente deve ser prioridade de uma empresa que deseja crescer. Cada vez mais os empreendimentos devem focar na experiência atrelada aos recursos tecnológicos e é preciso ficar de olho em todas as soluções que surgem para oferecer o melhor ao cliente em um mercado tão competitivo.

Falando em empresas, devemos reconhecer que os avanços da tecnologia ajudaram muito os empreendimentos. Veja um pouco mais sobre isso.

Empreendimentos facilitados
Hoje em dia é muito mais fácil executar uma ideia do que antigamente. Todas as respostas que uma pessoa precisa para começar um empreendimento podem ser encontradas online e algumas coisas também podem ser resolvidas na internet.

Deseja abrir um CNPJ? Um MEI pode ser aberto em poucos minutos. Também é possível comprar domínio, contratar hospedagem e criar um site em pouco tempo, sem mesmo a necessidade de um webdesigner, já que muitas empresas oferecem criadores de sites completos.

No meio online uma empresa pode expandir seus negócios, contratar funcionários remotos, conquistar um público maior e criar uma grande vitrine para expor o seu trabalho. Por isso é tão importante priorizar a contratação de uma hospedagem de sites e comprar domínio para ter um espaço online.

A internet também oferece soluções para armazenamento e análise de dados, criação de workplace e tudo que uma pessoa precisa para começar a digitalização do seu negócio.

Os avanços da tecnologia são tantos que o termo “digitalização das empresas” se popularizou e diz respeito ao uso da tecnologia para melhorar as operações de um negócio.

Tudo isso muda a forma de consumo, molda o mercado e contribui para a economia, de modo que mais empreendimentos vão surgindo, se consolidando e gerando novos empregos.

Portanto, a tecnologia tem impacto direto na facilidade da realização de um projeto que gera consequências na economia. Coisas simples como comprar domínio e criar um site já foram caras e inacessíveis, mas cada vez mais a tecnologia evolui para que as pessoas consigam resolver seus problemas com apenas alguns cliques.

Conclusão
A tecnologia está presente no mercado econômico de diversas formas. É incrível que em tão pouco tempo surgiram soluções capazes de eliminar as necessidades de ir a uma agência física de um banco, carregar uma carteira com dinheiro em espécie.

O lado bom disso tudo é a acessibilidade e democratização dos serviços e recursos. O lado ruim, talvez seja a preocupação constante com a segurança, já que muitas pessoas utilizam a tecnologia para criar novas formas de fraude.

Por isso, é preciso sempre estar atento à forma como o mercado se molda e quais são as soluções que realmente vem para beneficiar o consumidor e a economia.

O que você acha de mais interessante que os avanços da tecnologia fizeram pela economia? Deixe o seu comentário para discutirmos sobre o assunto.

Compartilhe esse Artigo