Você acha possível que os vinhos secos sejam, também, doces?

Por Amelia sperb
Marco Antônio Carbonari

Se você não gosta de vinhos, especialmente dos secos, por achar que eles são muito fortes, este artigo é para você! Aqui, Marco Antônio Carbonari explica que é possível tomar um vinho seco com tons adocicados, tal como o gosto do paladar brasileiro. Confira!

Em primeiro lugar, para que você entenda, vinho seco é aquele cujo a taxa de glicose possui até 4g/L. Sendo assim, se a taxa de glicose de um vinho estiver entre 4g e 25g/L, então esse será considerado semi-seco, enquanto se a taxa ficar entre 25g/L e não ultrapassar 80g/L, então esse deverá ser o vinho suave.

Sendo assim, pode-se finalmente dizer, então, que sim, vinhos secos podem possuir tons adocicados e a resposta é simples. Marco Antônio Carbonari explica que alguns vinhos secos podem ser mais doces graças a alguns fatores que permitem com que percebamos o açúcar residual de forma mais acentuada. 

Um desses fatores é a baixa acidez da bebida, enquanto o outro fator cerne à própria maturação da uva. Além disso, os vinhos secos têm o nível mais elevado de álcool, bem como a presença mais marcante do carvalho, o que pode nos fazer sentir, também, esse sabor mais adocicado. 

Desse modo, Marco Antônio Carbonari explica, por fim, que apesar de esses fatores transmitirem a sensação de doçura da bebida, muitas vezes isso não é confirmado no paladar. Em outras palavras, às vezes o vinho seco pode até ter o aroma adocicado, mas o sabor realmente será seco. Sendo assim, não se engane!

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário