Fluxo de caixa: o que é e como pode te ajudar?

Por Amelia sperb
Márcio Alaor de Araújo

Você nunca ouviu falar sobre fluxo de caixa? Ou já ouviu falar mas não sabe o que é? O empresário Márcio Alaor de Araujo vai explicar mais sobre esse conceito e vai ensinar como a implementação dele nos seus negócios pode ser benéfica. Para saber mais continue acompanhando o artigo.

O que é o fluxo de caixa?

Trata-se de uma ferramenta de contabilidade que vai ajudar no acompanhamento de investimentos, rendimentos e finanças em geral. O fluxo de caixa, como o próprio nome já sugere, vai registrar toda a movimentação financeira de entrada e saída do caixa de uma empresa. É um registro de tudo que acontece no setor financeiro.

Esse procedimento é extremamente importante, aponta Márcio Alaor de Araujo. Isso porque é por meio dele que torna-se possível realizar o rastreio de todos os gastos da empresa, além de projetar os lucros de determinados períodos. Toda a empresa que preza por uma boa gestão financeira deve possuir um fluxo de caixa.

Existem vários tipos de fluxos de caixa, cada um com suas respectivas funções. Para saber qual é o mais adequado para o seu negócio, você precisa pesquisar mais a fundo sobre eles. Tem o fluxo de caixa direto, fluxo de caixa indireto, fluxo de caixa projetado, fluxo de caixa operacional e livre.

Quais as vantagens?

A principal delas é evitar os gastos desnecessários, explica Márcio Alaor de Araujo. Isso porque ao documentar os gastos no fluxo de caixa, você consegue otimizar o uso do dinheiro. Isso possibilita investi-lo em outras áreas mais relevantes, podendo expandir o seu negócio e realizar outras melhorias.

A visibilidade dos gastos e dos lucros, vai permitir com que a empresa seja mais assertiva na tomada de decisões, comenta Márcio Alaor de Araujo. Ainda vai garantir o cumprimento das obrigações financeiras. Portanto, descubra qual a melhor opção para você e invista imediatamente no seu fluxo de caixa.

Compartilhe esse Artigo
Leave a comment

Deixe um comentário