O Alverca, de Portugal, informou que o meia-atacante Alex Apolinário, de 24 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, 7. O jogador brasileiro, que havia sofrido uma parada cardiorrespiratória no último domingo, não resistiu e acabou falecendo por morte cerebral. Em luto, o clube português suspendeu todas as atividades e adiou a partida contra o Torreense, válida pela terceira divisão do Português, que estava marcada para o dia 10 de janeiro.

“O FC Alverca Futebol SAD e o FC Alverca comunicam. Com profundo pesar comunicamos, de acordo com as informações prestadas pelo corpo médico do Hospital de Vila Franca de Xira, o falecimento por morte cerebral do nosso atleta Alex Sandro dos Santos Apolinário, esta manhã. O FC Alverca Futebol SAD prestará todo o apoio necessário a seus familiares. Neste momento de luto todas as atividades do FC Alverca estão canceladas”, declarou o Alverca.

Alex Apolinário sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a partida contra o Almeirin, pelo Nacional, no último domingo. O brasileiro caiu desacordado em campo por volta dos 27 minutos do primeiro tempo, perto da faixa central. Atendido com o uso do desfibrilador, ele teve sua situação estabilizada e foi encaminhado ao Hospital de Vila Franca de Xira para continuar com a recuperação. A partida, então, foi suspensa e os jogadores dos dois times, abalados, fizeram uma oração coletiva no círculo central do gramado. No Brasil, Alex Apolinário atuou pelas divisões de base do Botafogo-SP, Cruzeiro e Athletico-PR. Já em Portugal, o brasileiro estava no Alverca desde a temporada 2018/19.